Como a alimentação e o exercício físico influenciam na qualidade de vida

Estamos em uma era onde as redes sociais estão em ascensão e com elas a busca por qualidade de vida começou a ser incentivada, entretanto, mesmo com o desejo de ter uma vida mais saudável, dificilmente se faz algo para obtê-la e de fato alcançar uma boa saúde e o bem-estar. O que acaba deixando esse desejo cada vez mais distante.

Existem diversas justificativas para não começar a mudar essa realidade, seja falta de tempo, a facilidade do consumo de fast-food e alimentos pré-preparados, não gostar de realizar atividades físicas e entre outras desculpas que causam esse impedimento. É importante lembrar que manter uma alimentação saudável e realizar a práticas de exercícios físicos para de fato ser saudável e alcançar a qualidade de vida.

O consumo excessivo de alimentos que contem altas quantidades de corante, sódio, conservantes e açucares, juntamente com o sedentarismo são os responsáveis por causar doenças como diabete, obesidade, colesterol alto, hipertensão e outras doenças que podem ser prevenidas e controladas através do cuidado com seu corpo. O histórico familiar é outro fator que influência no desenvolvimento dessas doenças.

Ou seja, a escolha de estar bem depende unicamente de você!

Segundo os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) é necessária uma prática mínima de 150 minutos semanais para sermos fisicamente ativos, eles não precisam ser realizados de uma única vez e podem ser distribuídos da maneira que melhor se adequa aos seus objetivos.

Todavia, não adianta praticar a quantidade semanal de atividades físicas e manter a outra parte do tempo de maneira sedentária, insira durante o dia, alternativas que estimulam sua movimentação, ou seja, de tchau para o elevador e habitue as escadas, comece a andar curtas distâncias ao invés de ir de carro, evite ficar sentado ou deitado por um longo período, se movimente!

Outro ponto que deve-se tomar cuidado é alimentação, é muito comum a preocupação com os alimentos que serão inseridos antes e após do treino e se esquecer de também ter cuidado com as outras refeições. A base da qualidade de vida é o equilíbrio, é necessário se consumir corretamente as fontes de energias todos os dias da semana e em todas as refeições.

Não é necessário se manter regrado em todas as refeições pelo resto da vida e se privar dos alimentos que você gosta, basta saber equilibrar e entender que nosso corpo é o resultado de nossas atitudes, hábitos e consumo. Para ser uma pessoa saudável precisamos adquirir hábitos saudáveis.

Como manter uma alimentação equilibrada?

É necessário prestar atenção nos alimentos que irão ser ingeridos, e o equilíbrio é a base fundamental para se escolher as opções que entrarão no cardápio. É importante consumir a quantidade adequada de carboidratos, proteínas, gorduras, minerais e vitaminas. Quando se ingere além do necessário, as substâncias tendem a assumir a forma de gordura, se tornando prejudicial para a saúde, e em casos onde se leva a atuação ao extremo podendo resultar em um quadro problemático e patológico, um exemplo é a síndrome metabólica.

Devemos lembrar que a falta de ingestão dessas substancias a deficiência e depleção de proteínas que prejudica a estrutura corporal.

Outro ponto para se ter cuidado e prestar atenção é o consumo excessivo de alimentos industrializados, com a correria da rotina é comum recorrer a produtos feitos quimicamente que nos satisfazem, e quanto mais consumimos alimentos carregados de corantes e conservantes, mais nos distanciamos da qualidade de vida.

Não podemos ignorar também como a saúde da mente influência o corpo, uma vez que ele reflete tudo o que acontece por dentro, para obter a qualidade de vida é preciso de um equilíbrio entre mente, corpo e espirito.

Comece a mudança agora, não deixe para depois! 

Me Siga:

Mais Posts

O poder de transformação do coaching

O poder de transformação do coaching Afinal, você sabe o que é um Coach? A palavra Coach já se faz presente no vocabulário popular, entretanto, pouco se sabe o

PODCAST

Ouça os últimos podcasts do Daniel Oliveira, a qualquer hora, de qualquer lugar, supere seus limites.

Palestra Desafiando o Impossível

Assista agora totalmente gratís!

Daniel Oliveira Campeão Mundial
Contatos: 45 5555-5555
Email: contato@ultradanieloliveira.com.br

Me Siga

Deixe sua mensagem!